Quanto vale a minha empresa?


Vários são os momentos que podem acontecer a negociação de compra e venda de uma empresa ou até a fusão entre duas empresas. Ela pode ter se tornado atraente para um investidor ou outro empresário do mesmo ramo, com atividades complementares ou até idênticas. Ou você precisa saber quanto vale a empresa que está interessado em adquirir.
E, para tanto, torna-se fundamental que se conheça o valor que estará em negociação.
O cálculo deve ser feito de maneira sistematizada e altamente fundamentada, para que seja defendido numa mesa de negociação.
Apesar de algumas técnicas a serem adotadas, o valor de uma empresa é que valuation, antes de qualquer estrutura financeira, é uma percepção de mercado. Isso significa que não há exatidão no cálculo, pois essas percepções podem ser diferentes, dependendo de quem estamos falando.
Analisar financeiramente uma empresa exige conhecimento do mercado e do setor, uma perspectiva estratégica e atributos técnicos. Mas os resultados podem ser variáveis, já que não há uma forma definitiva e única de cálculo.
Por isso, é fundamental que você tenha conhecimento real da sua empresa, questionando se o valor que os acionistas e administradores enxergam, considerando seus riscos e oportunidades, é o mesmo valor percebido pelo mercado. Afinal, quem compra é quem de fato dita quanto vale.

O que é Valuation?

É o processo de estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada, usando um modelo quantitativo. Mas, mesmo assim, envolve certa dose de subjetividade no julgamento do empreendedor ao definir premissas e selecionar fontes de dados. Por isso, a confiabilidade do resultado depende da percepção do mercado e da lógica embutida nas decisões do empreendedor.
Se você tem uma empresa que está começando, terá mais dificuldades para calcular seu valor, por causa da falta de históricos numéricos e por ter um produto/serviço ainda não consolidado.


Por que é importante eu saber quanto vale minha empresa?

Antes de conhecer o valor da sua empresa, fazer um trabalho de Valution com a Blue Numbers Consultoria torna-se extremamente rico pelo fato do empresário levantar muitas informações importantes e até estratégicas do seu negócio. Com esse conhecimento, o empresário entende quais os pontos que trazem mais resultado e os que fazem diminuir.
Outra vantagem é que, sabendo o valor da sua empresa, você consegue negociar a participação societária do investidor de forma mais justa e transparente.
Entender o valor de uma empresa historicamente permite que você tenha uma ideia do comportamento da empresa ao longo do tempo, o que é fundamental para a construção de estratégias futuras.

Como calcular o valor de uma empresa?

O valuation da empresa pode ser feito de algumas maneiras distintas. A Blue Numbers Consultoria costuma adotar essas metodologias:

1. Fluxo de caixa descontado

- Estimar o fluxo de caixa (montante recebido menos o montante gasto) da empresa para os próximos períodos;
- Definir a taxa de desconto, baseando-se no risco da empresa de acordo com outras oportunidades de investimento, como a bolsa ou outros investimentos;
- Trazer os resultados para o valor presente e somá-los (Valor Presente Líquido).

As maiores “batalhas” numa negociação costumam ser:
- Os investidores costumam considerar taxas de desconto altas para derrubar o valor da empresa.
- O dono da empresa a ser vendida costumam colocar premissas de crescimento futuro muito acima do que de fato vem acontecendo.
O dono da empresa tem um valor sentimental pelo seu negócio que acaba confrontado com o Valuation, que é muito mais “gelado”. É um cálculo matemático.
De qualquer maneira, antes de qualquer negociação, o empresário deverá ter feito um trabalho de levantamento de premissas, para que possa defender seu ponto de vista e valor desejado, com uma boa base de argumentação.

2. Múltiplos

Os múltiplos são uma das métricas mais usadas na avaliação de empresa. O relacionado ao Ebitda (o FV/Ebitda – valor da firma dividido pelo Ebitda) é uma das técnicas adotadas pela Blue Numbers Consultoria, para o cálculo do valor de uma empresa.

3. Avaliação patrimonial

A avaliação patrimonial é outra técnica adotada pela Blue Numbers para encontrar o valor de uma empresa (Valuation). Muita empresa não é geradora de caixa, mas detentora de um ativo significativo e superior ao passivo. Portanto, apesar de não gerar caixa, ela tem sim um valor de mercado.
Uma empresa de serviço, mesmo que pequena, tem um ativo importante, que pode ser a sua carteira de clientes. Já o comércio e indústria tem um valor no estoque, nos seus recebíveis, no seu ponto comercial, etc.
O valor do seu negócio pode variar de investidor para investidor, dependendo da percepção dele. Uns buscam empresas com resultado alto, outros buscam empresas com resultado baixo, mas com potencial de crescimento. Outros podem já estar no seu segmento e buscam sinergia nos negócios e aumento de escala. Não vão precisar de sua estrutura física e gastos referentes à ela. Outros serão totalmente novos e precisarão manter da menaira como é hoje.

Por que fazer Valuation com a Blue Numbers?

E quanto custa?

A Blue Numbers é uma empresa de consultoria especializada em pequenas e médias empresas. Tem em sua equipe especialistas certificados em Valuation. Como é especialista em pequenas e médias empresas, costuma atender projetos mais simples e pouco complexos e, portanto, consegue dar um suporte em alto nível profissional.
E o mais importante, com baixo custo.
Além da Valuation, que é encontrar o valor de negociação de uma empresa, importante salientar que a Blue Numbers consegue apoiar o empresário, inclusive na negociação com investidores, outros empresários ou fundos de investimento.
Nunca deixamos nossos clientes sozinhos numa mesa de negociação. E por esse trabalho, a nossa remuneração acaba sendo por hora. A mesma que de um trabalho de consultoria.