Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico



muito empresário sente a necessidade de ter um plano de mais longo prazo. Por exemplo, uma visão da empresa para os próximos 5 anos. E a equipe da Blue Numbers está pronta para montar o seu Planejamento estratégico, utilizando e mesclando algumas técnicas como: Canvas, BSC, entre outras. Confira.

O que é Planejamento Estratégico?

Para atingir qualquer objetivo, você precisa saber o que quer alcançar. Sem esse direcionamento sua empresa vai acabar navegando sem um norte e pode chegar a um lugar que não seja o ideal.

Planejamento estratégico é uma competência da administração que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização. Alguns itens e passos cruciais para o plano estratégico são: missão, visão, objetivos, metas, criação de planos de ação e seu posterior acompanhamento.

Uma empresa pequena pode fazer o Planejamento Estratégico?

Fazer um bom planejamento exige passos simples e que podem ser feitos por qualquer empresa, independentemente do seu tamanho. Isso significa que uma empresa de peqeuno porte também pode ter o seu planejamento estratégico. Ter um olhar mais estratégico sobre o futuro do negócio vai ajudá-lo a crescer de forma mais estruturada e pelo caminho certo!

Quais as vantagens em ter um Planejamento Estratégico?

Pequenas empresas podem e devem fazer o seu planejamento estratégico para que consigam abrir vantagem contra seus concorrentes. Planejar e executar bem suas ações são ações muito pouco observadas entre as pequenas.

Quais as etapas do Planejamento Estratégico?

A primeira etapa do planejamento é reunir as pessoas que vão elaborar o planejamento. Pessoas internas que conhecem bem o negócio são essenciais aqui. Por mais que o engajamento de todos os colaboradores seja importante, nessa primeira etapa você deve chamar apenas aquelas pessoas que têm poder de decisão, como os gestores.
Como o planejamento envolve discussões bastante profundas e demoradas, tome cuidado para não ser interrompido por outros colaboradores a cerca de assuntos rotineiros.
É sempre importante ter uma figura externa. Servirá como mediador das reuniões e discussões e questionador sobre o status quó do negócio.

A segunda etapa é a hora de entender o que impede sua empresa de atingir os resultados almejados. Quais são os gargalos, as limitações. Se o problema, aparentemente, é a falta de dinheiro ou de gente, vale pensar como poderá ser contornada essa problemática, para que a empresa não fique paralizada.
Próxima etapa é levantar os indicadores estratégicos do negócio e achar a relação de causa e efeito entre eles. E propor um objetivo, visando a sustentabilidade do negócio no longo prazo.

Por que fazer Planejamento Estratégico com a Blue Numbers ?

E quanto custa?

A Blue Numbers é uma empresa de consultoria especializada em pequenas e médias empresas. Tem em sua equipe especialistas em diversas áreas. Como é especialista em pequenas e médias empresas, entende muito bem como é difícil a tomada de decisão do pequeno empresário, que costuma ter poucas pessoas ao seu lado, que ele possa trocar informações.

E o mais importante é o custo benefício. A Blue Numbers consegue montar o planejamento estratégico com baixo custo.