Coaching & Mentoring

O que é Coaching?



coaching





Um Coach auxilia o empresário e sua equipe de gestão a sairem do estado atual para o estado desejado. Como muito se fala, não dá para esperar atingir melhores e maiores resultados, sem agir diferentemente.
Mas, também, não é tão simples assim mudar o rumo da empresa, alterar a estratégia. Mexer em processos ou pessoas que o empresário sempre acreditou serem as ideais.
O processo é conduzido através de sessões que podem ser semanais, quinzenais ou mensais e, a cada encontro, o coach apresenta tarefas, definidas em conjunto com seu cliente, para que este haja no sentido de alcançar as metas definidas, dentro de seu prazo pré-determinado.
O coach pode sugerir pesquisas de benchmarking, onde se buscam as melhores práticas de mercado, observação do próprio comportamento ou de terceiros e anotação de mudanças observadas.
Em outras palavras, o Coaching é o processo de aceleração de resultados que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades para o alcance das melhorias planejadas, e para serem alcançadas com êxito, necessitam de: empenho, foco e ações
efetivas por parte do cliente. O responsável por conduzir um processo de coaching é denominado Coach ou na tradução literal, “treinador”.
O coach não precisa necessariamente ter experiência na área de atuação de seu cliente e tão pouco aconselhar ou dar soluções para seus problemas ou orientações de carreira. O pressuposto do processo de coaching é que o cliente já possui as respostas e soluções para seus dilemas, e que o que ele necessita na verdade é de um profissional capacitado, que o auxilie neste processo de autoconhecimento, fazendo os questionamentos certos, para que desta forma, o coachee tenha maior consciência de suas capacidades, pontos de melhoria, de seus valores e de sua missão de vida.
Com isso, o coaching visa que o cliente possa empoderar-se das próprias respostas, e dessa forma agir e criar ações assertivas que validem e realizem seus resultados de forma efetiva e contínua. Um coach tem o poder de ouvir na essência, ou seja, fazer uma conexão com seu coachee, senti-lo e assim, fazer um leque de perguntas que apoiem o cliente a chegar às respostas que ele busca, para que desta forma, o coachee direcione efetivamente suas ações e alcance com sucesso os objetivos almejados, seja na carreira ou na vida pessoal.
Pensando na vida empresarial, o Coach ajudará o seu cliente a desenvolver habilidades e competências para se tornar mais focado, melhor líder e ter sucesso na busca de melhores resultados.

O que é Mentoring?


Mentoring é uma espécie de tutoria onde um profissional mais velho e mais experiente orienta e compartilha com profissionais mais jovens, que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa empresa, experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhes orientações e conselhos para o desenvolvimento de suas carreiras. Ou já na condução de suas vidas profissionais.
O objetivo é ajudar o mentorado a resolver suas principais dificuldades e barreiras que possam estar atrapalhando o seu sucesso. Isso faz com que essa metodologia seja aplicada principalmente em casos mais específicos, diferenciando-se do Coaching que tem uma abordagem mais ampla e abrangente.
Outra diferença que chama atenção entre as duas metodologias é o tempo, pois o mentoring não possui qualquer artifício que limite o tempo em que as sessões serão realizadas. Já no Coaching, esse número é definido já no primeiro encontro, tendo o período de três a seis meses de duração uma média necessária para quem procura essa abordagem.

Coaching e Mentoring ? O que eu preciso ?


Essas duas modalidades possuem características e qualidades bastante distintas. Por isso, combiná-las muitas vezes é a melhor forma de conseguir os melhores resultados. Um profissional que domine as competências de Coaching e Mentoring terá todas as armas ao seu alcance para conseguir trazer à tona o máximo que poderia ser extraído no trabalho.
O domínio das duas abordagens permite que o Coach/Mentor consiga fazer com que o coachee/mentorado encontre as respostas com maior facilidade, já que ele já passou pelas mesmas situações anteriormente.

Por que fazer esse trabalho de Coaching / Mentoring com a Blue Numbers?


Como dissemos anteriormente, um trabalho de Coaching/Mentoring agrega e agiliza demais quando realizado por um profissional mais experiente.
Cada consultor da Blue Numbers já chegou a realizar entre 40 e 80 projetos, o que torna a equipe bastante gabaritada para entender as dores e angústias dos clientes e saber indicar o “remédio” correto, visando a maximização de resultados em curto espaço de tempo.
O que observamos no mercado é que muitos profissionais têm até a formação técnica, mas não a experiência de como a vida empresarial de fato é como a equipe de profissionais da Blue Numbers.