O que é Auditoria?


A auditoria é a análise e revisão minuciosa da realidade da empresa em todos os seus aspectos econômicos. Levantam-se documentos e registros que possam apresentar alguma irregularidade.
A auditoria costuma ser por amostragem. Isso é, não se olham 100% dos documentos, mas uma massa que representará o todo.
Quando o trabalho é encima de 100% dos documentos, costuma-se chamar de peritagem.
O trabalho de auditoria é realizado por um auditor ou equipe que irá detectar os problemas, propondo alternativas e possíveis soluções.
Mas não necessariamente, um trabalho de auditoria deve ser feito quando há um problema ou uma desconfiança sobre algo ou alguém. Ele pode e é mais efetivo quando feito com certa regularidade, para deixar os documentos em ordem e processos ajustados.



Qual a melhor Auditoria para minha Empresa?



Existem dois tipos de auditoria:

Auditoria Interna: é realizada por funcionários da própria empresa e visa fundamentalmente o cumprimento das normas e exigências legais. São de responsabilidade da auditoria interna analisar se as políticas definidas pela empresa e os procedimentos internos estão sendo cumpridos. Esse trabalho é realizado de forma contínua.

Auditoria Independente ou Externa: é realizada por equipe externa especializada, sem qualquer vínculo empregatício com a empresa contratante. A contratada terá a função de verificar as demonstrações financeiras e emitir pareceres sobre a situação financeira e contábil da empresa.



Uma pequena empresa se beneficia com uma Auditoria?


A principal vantagem na contratação de uma equipe de auditoria independente está relacionada à isenção desses profissionais ao analisar as documentações e apresentarem pareceres reais sobre a situação financeira e contábil da empresa.
No caso das pequenas empresas o benefício se estende devido a sua baixa complexidade facilitando a comunicação sobre os sistemas de controles internos e identificando situações específicas a serem solucionadas.
Com a auditoria de uma pequena empresa, várias correções já são sugeridas e orientadas diretamente à contabilidade, para que possa dar continuidade às boas práticas contábeis e fiscais do mercado.
Além disso, o auditor externo fará uma análise dos gastos desnecessários apontando alternativas eficazes para melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.
Também poderá fazer um planejamento tributário correto e condizente ao tamanho da empresa. Aqui o objetivo maior é a diminuição do pagamento dos tributos.
A auditoria realizada por uma equipe externa propicia mais credibilidade à empresa e aos fornecedores, como os bancos, na hora de solicitar um financiamento.



Pra que fazer Auditoria?

Ao realizar uma avaliação independente do funcionamento da empresa, um auditor tem condições de identificar problemas internos e comunicá-los aos proprietários sem medo de se comprometer ou se prejudicar dentro da companhia.

Por que fazer Auditoria com a Blue Numbers?

A Blue Numbers é uma empresa de consultoria e auditoria para pequenas e médias empresas há muito anos. É uma das pioneiras do mercado. E por ter centenas de projetos realizados, conhece a realidade de muitos negócios e muitos segmentos. E adota as melhores práticas do mercado.
Nossos consultores e auditores podem ajudar a traçar metas realistas e trazer índices comparativos. Aqui acontece, principalmente quando a rotina da auditoria é mais frequente e o auditor vem com o objetivo de melhorar os controles e ferramentas e não só para encontrar os problemas ou o que /quem causou-os.
Os consultores e auditores da Blue Numbers são focados em soluções e busca de melhores resultado. Diferentemente como o mercado enxerga o auditor como sendo alguém que adora encontrar problemas.