
set
CRISE ECONÔMICA: empresários terceirizam a gestão financeira, comercial e até de RH das empresas.
A crise provocada pela pandemia do coronavírus atingiu a maioria das empresas, no mundo todo. O fechamento dos negócios e a consequente queda nas vendas, comprometeu o Fluxo de Caixa.
Muitos desafios vieram com esse novo cenário. Exigiu do empresário o conhecimento profundo de seu negócio e seus processos. Em momentos de crise, torna-se regra básica o corte de despesas (redução do quadro de colaboradores, reajuste no aluguel, negociação com fornecedores, etc) e a negociação das dívidas já contraídas.
Falando dos processos, é fundamental deixar a operação ajustada, para que se
ganhe com produtividade. Além disso, ter informações claras e certas, possibilita a tomada de decisão na hora e na medida exatas.
É possível reestruturar a área financeira, a área comercial e até o RH, delegando o controle ou a gerência para uma empresa especializada.
“A terceirização dessas áreas de gestão é interessante para micro,
pequenas e médias empresas que precisam reduzir custos de uma
forma segura. Além, é claro, da economia de tempo e do ganho absurdo de profissionalização da empresa”, comenta Márcio Iavelberg, sócio da Blue Numbers Consultoria.
Benefícios da terceirização
Os 3 principais benefícios da terceirização:
1. Profissionalização da empresa com a entrada de especialistas.
2. Redução de Custos, pois esses terceirizados trabalham parte do tempo.
Funciona como se a empresa dividisse um gerente com outros negócios.
3. Apoio na análise e tomada de decisão. O empresário não precisa se sentir sozinho nessa difícil tarefa. E nem se dedicar em todas as frentes. O que é praticamente impossível.
Em que podemos ajudar?
Finanças: criar indicadores estratégicos, precificar adequadamente os produtos e serviços, analisar o DRE, mensalmente, e compará-lo ao
Planejamento Orçamentário e projetar o Fluxo de Caixa, sempre com visão de, pelo menos, 120 dias. Além de organizar a rotina do departamento.
Comercial: organizar as ações de marketing e comerciais, fazer o link com a agência de marketing, treinar a equipe de vendas, estabelecer metas de
crescimento e acompanhar.
RH: avaliação de desempenho para a equipe (com feedback), trilha de carreira, mapa de competências, auxílio para seleção, avaliação de clima organizacional, etc.
Os serviços podem ser contratados separadamente, conforme a necessidade ou prioridade do cliente.
A terceirização é flexível
O empresário pode manter algumas atividades dentro da empresa, como o Contas a Pagar e a Receber no Financeiro, por exemplo. E delegar as
atribuições gerenciais.
Os projetos são precificados conforme a complexidade do trabalho e da necessidade de alocação dos recursos. Mas garantimos que os ganhos são
gigantescos. O custo benefício é fantástico. E rapidamente recuperado.
Além da velocidade de implantação dos novos processos e rotinas, já que os consultores vêm com muita experiência e prática de outros tantos trabalhos semelhantes realizados.
Fonte: Márcio Iavelberg
Foto: Freepik