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Definir preços é sempre um desafio para o pequeno empresário. Primeiro que a maioria nem
sabe quanto custa aquilo que está vendendo. Depois, tem a questão de como a concorrência
se posiciona no mercado. E, por fim, a guerra de preços que costuma acontecer quando o
cliente fica mais escasso.
Trouxemos aqui 5 dicas para lhe ajudar a definir os seus preços de venda:
1- Conhecer custos – tanto faz se vende produto ou serviço, você precisa conhecer, a
fundo, quanto custa cada unidade ou hora que está oferecendo.
2- Usar fórmula correta de precificação – existe uma conta matemática para se chegar
no preço de venda de um produto. Muito cuidado, pois tem gente que usa o mark-up
(multiplicador de custo) para chegar no preço e nem sabe se multiplicar por 2 ou por 3
é suficiente para cobrir todos os gastos da empresa. Preste atenção, pois alguns gastos
como impostos, comissão, frete, taxa de cartão, embalagem, por exemplo, são
proporcionais ao preço de venda e não ao custo.
3- Conhecer a concorrência – fazer a conta de quanto custa é fundamental. Mas tão
importante quanto, é colocar a cabeça pra fora da janela da empresa pra ver o que a
concorrência está aprontando. Não quer dizer que você deva imitar a concorrência.
Pelo menos conhecê-la.
4- Segmentar o mercado – o seu público busca preço ou outros atributos como
pontualidade e qualidade? Dependendo do seu público, sua estratégia de preço pode
mudar.
5- Diferenciar da concorrência – empresas que oferecem coisas parecidas ou iguais não
têm muitos argumentos para cobrar preços de venda tão diferentes. Buscar sempre se
diferenciar da concorrência te possibilita fazer o seu preço.