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mentoria

O programa de mentoria com a Blue Numbers existe desde 2004, e centenas de empreendedores já foram atendidos.

O que é a mentoria da Blue Numbers? Ela existe para auxiliar, orientar e redirecionar a estratégia que está falhando, implementada pelo empreendedor. Muitas pessoas resolvem empreender, antes mesmo de montar um bom plano de negócios. E quando a coisa começa a não caminhar da maneira como a “sonhada”, o empreendedor se vê sozinho, tendo que tomar decisões. E não tem ideia de como mudar e melhor sua empresa.

Com isso, ele começa a trabalhar bem mais do que antes, muito mais preocupado, piora sua qualidade de vida e passa a ter menos tempo para questões pessoais, como usufruir de férias, feriados e fins de semana.

A mentoria acontece num encontro único, de 1 dia inteiro, onde serão abordados vários temas estratégicos do negócio e sairão sugestões para mudança de rota.

Além desse formato de mentoria individual, a Blue Numbers também monta grupos de empresários para que todos possam escutar, discutir e se beneficiar com as práticas discutidas no encontro.

conselho

Pequena e média empresa pode ter conselho?

Empresas de qualquer porte ou natureza jurídica podem determinar a criação de um Conselho.

Isso quer dizer que até empresas de pequeno e médio portes também podem ter um Conselho e se beneficiar com as melhores práticas de gestão. Importante que os conselheiros estejam alinhados aos princípios e valores da empresa, tenham capacidade de articulação e experiência de mercado.

A Blue Numbers entende a cultura de seus clientes e leva as melhores práticas de mercado para transformá-los, redirecioná-los em busca de seus objetivos estratégicos, conseguindo alavancar os resultados.

Não é raro, já numa primeira reunião de trabalho, os consultores da Blue Numbers conseguirem trazer soluções que trarão um impacto bastante grande na geração de resultados. Isso porque nossos consultores são muito experientes, já tendo participado, na média, de 50 projetos, cada um. E esse é o nosso maior diferencial.
A equipe da Blue Numbers é altamente técnica e especializada em diferentes segmentos, como: Finanças, Comercial e Marketing, Recursos Humanos e Processos.

A função básica de um Conselho é manter, na tomada de decisões, o direcionamento estratégico dos negócios, de acordo com os principais interesses da organização. Além disso, o órgão deve estabelecer diretrizes para um planejamento estratégico e validá-lo junto aos diretores da empresa.

A remuneração dos conselheiros deve levar em conta suas exigências de comprometimento e presença, qualificação e valor agregado à empresa, sempre por meio de critérios claros e objetivos.

Até pelo princípio da transparência, adotado na Governança Corporativa, é muito importante que os conselheiros emitam relatórios anuais e prestem contas de todos os seus gastos, incluindo consultas externas a advogados ou auditores, despesas com treinamento e desenvolvimento e gastos com secretaria administrativa, por exemplo.
Os conselheiros podem ser avaliados para que se decida pela permanência ou não dos mesmos.

Embora somente empresas de capital aberto são obrigadas a ter um Conselho administrativo, as demais empresas também podem se beneficiar com a criação de um Conselho.

Empresas de pequeno e médio portes tendem a se beneficiar muito com o apoio de Conselheiros.

Olhares diferentes, de profissionais experientes e que não vivem as angústias no dia a dia, trazem visões de fora, comparações com empresas do mesmo segmento. Com isso, ganha-se muita velocidade e segurança na tomada de decisões. Adotar práticas de Governança Corporativa é um passo importantíssimo na trajetória de toda empresa, independentemente do porte. Leva-se à uma diminuição das suas principais fragilidades e melhora no sistema de gestão da organização, como um todo, buscando sempre as melhores práticas do mercado.

treinamentos

A Blue Numbers é a empresa de consultoria mais experiente em pequenas e médias empresas. Existe desde 2003 e já atendeu milhares de empresas e empreendedores.

Já tivemos mais de 100 turmas de treinamento, com algumas dezenas de milhares de alunos.

Além disso, temos algumas aulas gravadas e disponibilizadas no portal Meu Sucesso, onde dezenas de milhares de empreendedores assinantes têm acesso ao conteúdo.

QUAIS TREINAMENTOS SÃO DADOS?

Algumas empresas de grande porte, como:
Johnson&Johnson, Danone, Cosan, entre outras, já contrataram treinamento de Finanças para as suas equipes comerciais. Ensinamos como é a realidade de uma farmácia, mercado, padaria ou pequeno comércio e quais impactos no resultado e no caixa uma má negociação pode trazer.

Também já treinamos dezenas de Franquias. No geral, uma franqueadora não é especialista em Gestão e Finanças, assim como Operação e Vendas e precisa ajudar seus franqueados a encontrar o melhor resultado. Nesse caso, podemos desde montar turmas de 8 ou 16 horas de aula, como palestrar numa Convenção de Franqueados.

Já atendemos marcas importantes como: Boticário, Arezzo, Nutty Bavarian, Não+Pelo, Divino Fogão, Grupo Morana, entre outros.

Customizamos o treinamento conforme necessidade da empresa, dentro das nossas áreas de conhecimento.

TREINAMENTOS ABERTOS?

Além desses treinamentos fechados, contratados por empresas, também abrimos turmas para o mercado.

Isso significa que pode se inscrever quem desejar e tiver interesse em se aprimorar.

Temos turmas de Finanças, Comercial, RH e Operações.

valuation

Quanto vale a minha empresa?

Vários são os momentos que podem acontecer a negociação de compra e venda de uma empresa ou até a fusão entre duas empresas. Ela pode ter se tornado atraente para um investidor ou outro empresário do mesmo ramo, com atividades complementares ou até idênticas.

E, para tanto, torna-se fundamental que se conheça o valor que estará em negociação.

É o processo de estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada, usando um modelo quantitativo.

Mas, mesmo assim, envolve certa dose de subjetividade no julgamento do empreendedor ao definir premissas e selecionar fontes de dados. Por isso, a confiabilidade do resultado depende da percepção do mercado e da lógica embutida nas decisões do empreendedor.

O valuation da empresa pode ser feito de algumas maneiras distintas. A Blue Numbers Consultoria costuma adotar essas metodologias:

  1. Fluxo de caixa descontado
  2. Múltiplos
  3. Avaliação patrimonial

E quanto custa?

A Blue Numbers tem os melhores especialistas (certificados) em Valuation do Brasil. Com formações, inclusive, no exterior.
Como é especialista em pequenas e médias empresas, conhece bem essa realidade e adapta seus projetos também nesse contexto, com baixos custos.

Além da Valuation, a Blue Numbers consegue apoiar o empresário na negociação com investidores, outros empresários ou fundos de investimento.
Nunca deixamos nossos clientes sozinhos numa mesa de negociação.

estrategia

Como estará sua empresa nos próximos 5 anos?

O que precisa ser feito hoje para que ela alcance esses objetivos?

Quais são os indicadores estratégicos do seu negócio? Em que você precisa estar atendo?

A equipe da Blue Numbers está pronta para montar e discutir o Planejamento Estratégico da sua empresa. Um olhar de fora de quem mais entende de pequenas e médias empresas e, provavelmente, tenha dezenas de casos de empresas que atuam no mesmo segmento que você.

Para atingir qualquer objetivo, você precisa saber o que quer alcançar. Sem esse direcionamento, sua empresa vai acabar navegando sem um norte e pode chegar a um lugar que não seja o ideal.

Planejamento estratégico ajuda gestores a pensar no longo prazo de uma organização.

Fazer um bom planejamento exige passos simples e que podem ser feitos por qualquer empresa, independentemente do seu tamanho. Isso significa que uma empresa de pequeno porte também pode ter o seu planejamento estratégico. Ter um olhar mais estratégico sobre o futuro do negócio vai ajudá-lo a crescer de forma mais estruturada e pelo caminho certo!
Conseguirá abrir vantagem contra seus concorrentes.

A primeira etapa do planejamento é reunir as pessoas que vão elaborar o planejamento. A segunda etapa é a hora de entender o que impede sua empresa de atingir os resultados almejados. Quais são os gargalos, as limitações.

Próxima etapa é levantar os indicadores estratégicos do negócio e achar a relação de causa e efeito entre eles. E propor um objetivo, visando a sustentabilidade do negócio no longo prazo.

A Blue Numbers é uma empresa de consultoria especializada em pequenas e médias empresas. Tem em sua equipe especialistas em diversas áreas. E utilizamos mais de um especialista para ajudar a montar o planejamento estratégico dos nossos clientes.

Como entende bem a realidade das pequenas e médias empresas, adaptou o projeto de planejamento estratégico para que tivesse um baixo custo.

rh

Para que serve?

O objetivo deste trabalho é avaliar, reconstruir e acompanhar todos os processos de gestão de recursos humanos da empresa, buscando novos caminhos para o aumento da produtividade dos colaboradores e, consequentemente, o aumento dos resultados da empresa.

Principais pontos de atuação:

• Desenho de papéis e responsabilidades
• Descrição de cargos e funções
• Definição de metas e indicadores de desempenho
• Mapeamento de competências
• Formulação de avaliações de desempenho
• Revisão de cargos e salários
• Criação da rotina de Gestão de Pessoas
• Treinamento dos profissionais da área de RH
• Treinamento dos líderes nos novos processos de Gestão de Pessoas
• Acompanhamento e ajustes de rota durante o processo

Este trabalho é realizado através de uma consultoria em recursos humanos contínua.

Por que fazer um trabalho no RH?

O objetivo principal da consultoria em RH é a busca pela maior produtividade da equipe e dos maiores resultados financeiros para a empresa.

O projeto deve abranger todas as funções, em todos os setores, alinhando a cadeia interna de valor, as métricas de contribuição e os objetivos da equipe.

Os instrumentos, métodos e técnicas aplicadas deverão atender a necessidade de gestão de pessoas da empresa potencializando a liderança e as equipes na busca de resultados e desenvolvimento do negócio.

Como a BLUE NUMBERS enxerga o RH das empresas?


Um sistema de recursos humanos, no contexto da gestão estratégia global da empresa, estabelece influência sistêmica e inter-relacionada das políticas e práticas de gestão de recursos humanos internamente consistentes e externamente alinhados com a estratégia da empresa (Becker)

Como somos especialistas em pequenas e médias empresas, os trabalhos acabam tendo carga horária reduzida, para uma pequena empresa, com custo também pequeno. .

franquias

Formatação de Franquias

O objetivo da Formatação de Franquia é avaliar a potencialidade dos negócios para a expansão por meio de franquias, e estruturar a Franqueadora para tal realização. Etapas do trabalho:

• Business plan para construção do negócio franquia
○ Avaliação do mercado
○ Avaliação da operação
○ Avaliação de viabilidade financeira
• Manuais da operação
• Plano de expansão
• Processo seletivo
• Estratégia de comunicação e venda

Este trabalho é realizado pontualmente, em projeto com duração aproximada de 8 meses. Caso na primeira fase (Business Plan), avaliemos o negócio como não favorável a franquiar, o projeto é encerrado neste ponto.

Expansão de Franquia

O objetivo deste trabalho é otimizar e profissionalizar a expansão de franquia, por meio de processos claros e bem definidos, com profissionais experientes na área, poupando o investimento de recursos por parte da Franqueadora em grandes equipes de expansão, dando suporte ou mesmo substituindo toda a área. Atuamos a partir do lead gerado pela empresa (candidato interessado), até sua validação final com entrega de dossiê descritivo. Entregas:

• Avaliação e sugestões de otimização do processo seletivo e planos da área de expansão
• Recebimento e triagem das fichas de candidatos interessados
• Agendamento e realização de entrevistas
• Avaliação de candidatos
• Composição e entrega de laudo individual por candidato aprovado, com descrição de todas as etapas do processo seletivo.
• Relatórios quinzenais de status de todos os candidatos.

Este trabalho é realizado através de consultoria contínua, e cobrado em duas etapas:

• Fee contínuo
• Comissão sobre o valor de venda da franquia

Costumamos fasear o trabalho, a fim de deixar ainda mais transparente para o cliente. O que adianta desenvolver todo um projeto e o final verificar que não é um bom negócio a ser franqueado?

Por esse motivo, a primeira etapa consiste em desenvolver um bom plano de negócios e montar um estudo de viabilidade econômico financeira, com o olhar do franqueado e da franqueadora. Ambos necessitam “para de pé”. Nessa fase, costumamos repensar o negócio visando ser atrativo para ambas as partes.

Fase 1

Plano de negócios e estudo de viabilidade

Nesta fase é feito um estudo que avalia o mercado e a empresa em seu estágio atual, objetivando conhecer se é recomendável utilizar o sistema de franquias para a expansão da marca e distribuição dos seus produtos e serviços.
Sendo o modelo mais adequado a ser desenvolvido, é definido o modelo de franquia e os padrões a serem adotados, são levantados os investimentos necessários à sua implantação e projetados os resultados desta operação.
Define-se nesta etapa, com base nos resultados obtidos, o prazo de retorno para o capital investido (Payback), as taxas iniciais de franquia, dos royalties, fundo de propaganda e demais taxas a serem cobradas dos franqueados.

Fase 2

O modelo de negócios deverá se mostrar viável para que iniciemos a Fase 2. Caso contrário, o projeto é abortado e o empresário não terá que arcar com o investimento total do projeto.
Mostrando-se atraente, iniciamos a Fase 2 do projeto, onde estes dados serão fundamentais para a definição do perfil do candidato a franquia, plano de expansão e estratégia de abertura das unidades. Além disso é definida a estrutura da franqueadora para a gestão do sistema e oferecimento de suporte à rede.

Em seguida serão estruturados os manuais da franquia, tanto os que orientarão os franqueados, quanto os que nortearão os trabalhos a serem executados pela equipe da franqueadora. serão enfrentadas pelos franqueados no dia a dia da operação e para que sejam feitos os ajustes necessários ao modelo.

Um projeto de formatação de franquia, na Blue Numbers, leva de 4 a 6 meses, pois queremos garantir que toda a estratégia tenha sido pensada, que todos os processos estejam bem amarrados.

Algumas consultorias prometem entregar um projeto de tamanha importância em menos tempo. Mas acreditamos ser bastante arriscado tanto em possíveis penalidades jurídicas futuras, quanto investimento feito.

mkt

Consultoria em Comunicação em Mkt

  • O objetivo daConsultoria em Comunicação e Marketing é avaliar, reconstruir e acompanhar todas as estratégias e ações de marketing e comunicação da empresa, buscando novos caminhos para os bons resultados da área.Principais pontos de atuação:Revisão / criação de estratégia de comunicação e marketing
  • Otimização dos investimentos da área
  • Estruturação e acompanhamento da operação de cada canal de comunicação: site, CRM, campanhas, mídias sociais, peças de comunicação
  • Acompanhamento e gestão de fornecedores da área
  • Desenvolvimento de planejamentos anuais e detalhados com ações de marketing
  • Parcerias exclusivas e vantajosas com parceiros da área
  • Criação de programas de endomarketing, incentivo e fidelização
  • Formação e gerenciamento de equipes da área

Neste trabalho, todos os pilares de comunicação e marketing são acompanhados:

  • Marca e comunicação corporativa
  • Materiais de comunicação
  • Canais de comunicação e venda
  • Ações de marketing institucional, promocional, de guerrilha

Através da avaliação de cada um destes pilares, traçaremos estratégias para correção de erros, otimização de recursos e aproveitamento de oportunidades comerciais e formação de posicionamento institucional.

Dependendo da necessidade do cliente, podemos focar em um ou mais itens.
Nossos projetos de consultoria para pequenas e médias empresas podem ser feitos a partir de 4 horas mensais e com baixo custo.

Como funciona o trabalho de consultoria comercial da Blue Numbers?

Para estruturar a equipe e otimizar os processos, trabalhamos lado a lado com a gestão da empresa e a equipe. A Consultoria comercial foca nas vendas mas pensa na empresa como um todo, visando otimizar todos os processos engrenagens que afetam direta ou indiretamente os resultados comerciais.

Um projeto padrão de Consultoria Comercial da Blue Numbers contempla:

  • Revisão de processos
  • Avaliação dos canais de venda
  • Desenho de régua de relacionamento e trilha de compra
  • Desenvolvimento de scripts e ações de CRM
  • Estratégias de divulgação
  • Avaliação da equipe e descrição de cargos da área
  • Treinamento dos profissionais e reuniões de acompanhamento e direcionamento
  • Definição de metas e indicadores de desempenho
  • Acompanhamento e ajustes de rota durante o processo

Dependendo da necessidade do cliente, podemos focar em um ou mais itens.
Nossos projetos de consultoria para pequenas e médias empresas podem ser feitos a partir de 4 horas mensais e com baixo custo.

comercial

Consultoria Comercial

O objetivo da consultoria comercial é avaliar, reconstruir e acompanhar todos os processos comerciais da empresa, buscando novos caminhos para maior efetividade na área comercial.

Vender é o desafio de toda empresa, em qualquer segmento. Para que isso aconteça, é preciso atentar para conceitos estruturais importantes, entendendo quem é seu público, e como ele se comporta para então definir qual a régua de relacionamento precisa implantar e qual funil de vender precisa estruturar.

Mas além de vender mais, queremos vender melhor. Isso significa vender com as práticas corretas de preço e descontos, determinar o mix de venda de forma estratégica e rentável, criar campanhas, focar no público correto, utilizar scripts profissionais e eficazes, medir indicadores, capacitar a equipe, criar programas justos e motivadores para comissionamento, e realizar investimentos eficazes na estruturação da área.

Como funciona o trabalho de consultoria comercial da Blue Numbers?

Para estruturar a equipe e otimizar os processos, trabalhamos lado a lado com a gestão da empresa e a equipe. A Consultoria comercial foca nas vendas mas pensa na empresa como um todo, visando otimizar todos os processos engrenagens que afetam direta ou indiretamente os resultados comerciais.

Um projeto padrão de Consultoria Comercial da Blue Numbers contempla:

  • Revisão de processos
  • Avaliação dos canais de venda
  • Desenho de régua de relacionamento e trilha de compra
  • Desenvolvimento de scripts e ações de CRM
  • Estratégias de divulgação
  • Avaliação da equipe e descrição de cargos da área
  • Treinamento dos profissionais e reuniões de acompanhamento e direcionamento
  • Definição de metas e indicadores de desempenho
  • Acompanhamento e ajustes de rota durante o processo

Dependendo da necessidade do cliente, podemos focar em um ou mais itens.
Nossos projetos de consultoria para pequenas e médias empresas podem ser feitos a partir de 4 horas mensais e com baixo custo.

financeiro

O que é Consultoria Financeira?

Consultoria Financeira tem como objetivo trazer clareza nas informações para que a gestão tome as melhores decisões estratégicas.
Para que a diretoria saiba o que vender e por quanto, se pode ou deve contratar colaboradores, se vale fazer investimentos, etc.

São utilizadas algumas ferramentas como:
DRE, Fluxo de Caixa, Planejamento Orçamentário, Precificação

Costumamos fazer os projetos junto com os clientes, para que aprendam e possam criar o “olhar” analítico.

Para que serve uma Consultoria Financeira?

Blue Numbers completa em 2019, 16 anos de atuação, com milhares de empresas atendidas. É uma consultoria de impacto, de curta duração e ótimo custo/benefício. Consultoria que entende as dores e as limitações de uma pequena empresa.

Fazemos uma análise profunda nas Finanças da empresa, garantindo maior segurança na tomada de decisões.

Como funciona o trabalho de consultoria financeira da Blue Numbers?

Uma pequena empresa não tem muita margem pra erros, por ter recursos mais escassos. Portanto, qualquer erro cometido pode levá-la à falência.

Sai mais barato contratar a consultoria da Blue Numbers do que perder dinheiro, por erro na gestão. E muitas vezes não percebido.

Um projeto padrão de consultoria financeira da Blue Numbers, contempla:

• Processos financeiros, criação ou melhoria em relatórios de tomada de decisão, análise de Custos e Formação de preço dos produtos e serviços, planejamento orçamentário

Projetos de consultoria financeira são feitos dentro da empresa do cliente ou em nosso escritório, se preferir.

Nossos projetos de consultoria para pequenas e médias empresas podem ser feitos a partir de 4 horas mensais e baixo custo.

Um trabalho de consultoria da Blue Numbers pode custar a partir de R$ 1.400 mensais. Isso vai depender da complexidade do trabalho e carga horária mensal alocada. Qualquer que seja o valor de investimento do trabalho, ele deverá ser pago com as melhorias que a consultoria trouxer.

Não deve ser mais um gasto para a empresa. Os nossos consultores são todos muito experientes. Vieram do mercado como gerentes ou diretores de empresas nacionais e multinacionais. E na Blue Numbers já realizaram, na média, entre 30 e 50 projetos cada.

Não estabelecemos um período de tempo engessado. O cliente precisa estar satisfeito com o trabalho e permanece com o apoio da Blue Numbers pelo tempo que achar necessário.

Pode rescindir o contrato a qualquer instante e sem pagamento de multa. Basta avisar com 30 dias de antecedência.

Costumamos alocar horas mensais, conforme necessidade do cliente e complexidade do projeto. Sempre que possível, costumamos trabalhar dentro dos nossos clientes, para que a equipe interna absorva todo o nosso conhecimento.

Quando o cliente fica distante, oferecemos o trabalho de consultoria à distância, a fim de evitar maiores custos com deslocamentos e hospedagem.

Projetos de consultoria em finanças, comercial e RH, nossa estatística é de que as empresas cresceram, na média, 45% o seu faturamento. Somente com os ajustes e redirecionamentos que fizemos.

Além disso, pela estatística, 82% das empresas quebram até o 10º ano de vida. Se olharmos para as empresas que atendemos desde 2003, nem 3% delas não existem mais. E podem ter se juntado com outras, ou sócios que faleceram ou mudaram de país. Portanto, podemos dizer que quase 100% das empresas que atendemos continuam existindo e, na média, cresceram.