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Crenças, rituais e gestão

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Seu comportamento irá validar e expressar o que você acredita.

A ampla busca por conexão e propósito presente na cultura empresarial, empreendedora e do trabalho de maneira geral vem evidenciando essa descoberta. Muito relacionado à atração de talentos da geração Y e posteriores, a cultura profissional vem valorizando o propósito, pois ele representa o conjunto de valores direcionados à uma ação que todos nós indivíduos temos o potencial de ter, sendo assim, nosso comportamento profissional irá refletir nossa crença em nosso propósito.

Desta forma, o alinhamento e compartilhamento da crença de uma empresa, projeto ou iniciativa se torna fundamental para que os envolvidos expressem comportamento diferenciador de desempenho, pois o comportamento de alta performance demanda consciência, ou seja, profundo alinhamento entre atenção, energia e vocação diante de um contexto de trabalho. Desta forma promover este alinhamento se torna fundamental pois é ele quem vai garantir a viabilização da estratégia. Em nenhum outro evento você encontrará melhor processo para multiplicar crenças do que nos rituais.

Ritual é uma cerimônia através da qual se atribuem virtudes e poderes inerentes à maneira de agir, aos gestos, às fórmulas e aos símbolos utilizados, suscetíveis de produzirem determinados efeitos ou resultados.
Toda empresa tem rituais. Sejam eventos cotidianos de reuniões e conversas descontraídas perto da máquina de café ou processos estruturado de atuação coletiva e convenções. O que toda organização deve se perguntar é se ela está administrando a crença compartilhada ou não.

”Onde há duas ou mais pessoas, há cultura!”

A interação entre colegas de trabalho sempre se dará através da troca de informações e, inevitavelmente esta troca de informações passará pelo elementos da definição de ritual citados anteriormente: maneira de agir, gestos e símbolos e desta forma uma cultura será estabelecida. A grande oportunidade que TODA empresa deveria aproveitar é desenhar rituais que multipliquem a cultura que reforça seus valores, sua estratégia e seu posicionamento. Esta oportunidade está ao alcance de qualquer empresa pois, como eu costumo dizer:

”A empresa é uma organização social artificial com finalidade específica.”

Vamos dedicar um tempo para entender este conceito… A Legislação se refere às empresas como organizações sociais, e elas são artificiais porque, diferente de outros grupos ou organizações sociais que se estabelecem por afinidade, proximidade ou valores e crenças compartilhadas, as pessoas que compõem a sociedade artificial “empresa”, foram selecionadas especificamente pela sua capacidade de ajudar esta sociedade a alcançar sua finalidade.

Sendo assim, pessoas com diferentes trajetórias, histórias e valores são convidadas a expressar o melhor de suas capacidades profissionais um ambiente alienígena, que representa um mundo que não é o seu natural (composto por família, amigos e outros grupos sociais espontâneos). Ainda assim, estas pessoas estão dispostas a realizar o intercâmbio cultural para que elas possam efetivamente se desenvolver e se reconhecer em seu máximo potencial de tornar verdadeira sua crença a respeito de si mesmo, do mundo e do seu trabalho nesse mundo.

De maneira geral nós somos criados para conseguir um emprego, constituir uma família, comprar uma casa, e só recentemente veio à tona a idéia de investigar, entender e interpretar nossos valores pessoais e transformar-los num propósito, num manifesto do significado, da ação e atuação que desejamos ter nesse mundo. Mas se nosso comportamento irá validar e expressar o que nós acreditamos, não há possibilidade de alcançar alta performance sem que a gestão, mapeie, defina e comunique suas crenças.

A Gestão fará isso para atrair e engajar profissionais alinhados a esses valores e irá reforçar com consistência e regularidade esta cultura através dos rituais que desenhar para manter e promover a alta performance, apenas por criar um ambiente em que as pessoas possam livremente expressar o melhor do seu propósito de forma consciente e espontânea.

Falei mais sobre o papel da consciência na alta performance no texto “A prática leva à displicência”. Aqui vamos nos concentrar nos rituais e pensando nisso vamos analisar o trecho destacado.
Modelos de Gestão de Pessoas partem do princípio do controle.

Acelerar, desenvolver, promover, potencializar, gerir, alocar e treinar são verbos de ação que demandam algum nível de controle e estes são também, os principais verbos utilizados em Gestão de Pessoas. Mas acreditar que “Seu comportamento irá validar e expressar o que você acredita.” dirige a criação de um modelo em que ao invés de gerir, nós possamos prover. Prover condições para que a alta performance possa emergir através do comportamento dos profissionais que acreditam nos valores que estão alinhados com a estratégia da organização e que, por isso, sintonizam sua atuação aos processos e indicadores da empresa.

Mas esta etapa também deve ser cuidadosamente preparada. Para que uma pessoa expresse seus valores e crenças se alinhando a processos e indicadores estratégicos da empresa é preciso, em primeiro lugar, que esses processos e indicadores reflitam de maneira clara e inquestionável os valores e propósito da organização.

Há mais de 9 anos na prática da consultoria venho ajudado empresas a definir e manifestar suas crenças num modelo de gestão de performance através de processos, indicadores e das pessoas, e na atuação como instrutor, mentor e coach venho apoiando líderes a criar um ambiente de alta performance e aos profissionais identificar oportunidades, aproveitar e empreender carreiras nos mais diversos cenários. Apresento e facilito a aplicação de técnicas e práticas que vão ajudar a emergir a melhor expressão dos seus valores através do trabalho e da sua capacidade de transformar o mundo. Conheça mais sobre o poder transformador dos rituais e do trabalho consciente nas redes sociais.

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