Planejamento Financeiro – O risco de não fazer

Franquia
5 dicas para não cair em armadilhas ao comprar uma franquia
16 de julho de 2018
Formação do Preço de Venda
PREÇO DE VENDA – O perigo de dar descontos
13 de novembro de 2018
Exibir tudo

Planejamento Financeiro – O risco de não fazer

Imagem Planejamento Financeiro

Planejamento Financeiro

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Saiba que de uma hora para outra, muitas empresas que não tem um Planejamento Financeiro começam a ter problemas de caixa e acabam falindo. Em pesquisas que vêm sendo realizadas há mais de 15 anos, pela equipe de consultores da Blue Numbers, cerca de 45% das micro e pequenas empresas fecham suas portas, antes de completarem 5 anos de vida e a grande maioria nunca fez um Planejamento Financeiro.

Os 7 erros mais comuns gerados pela falta de um bom Planejamento Financeiro

São vários os motivos que podem levar uma empresa à falência. Aqui relacionamos os principais erros gerados pela falta de Planejamento Financeiro para você ficar atento:

1º) Falta de uma gestão profissional Não ter Planejamento Financeiro é um dos principais motivos. Empresário que sai comprando e vendendo, sem fazer compras, sem entender quais os produtos e serviços que trazem maior margem de contribuição. E, portanto, vendem muito, mas sem resultado.

2º) Falta de Acompanhamento –  Muitas vezes a empresa até fez o seu Panejamento Financeiro, mas não tem a rotina de acompanhar o fechamento. Perde a chance de mudar estratégias e ações ao longo do mês ou do ano.

3º) Não calcular os custos Empresário não calcula os custos e acaba não precificando seus produtos ou serviços adequadamente. Mais uma vez, falta de Planejamento Financeiro.

4º) Falta de Caixa – Empresas que trabalham com descasamento de prazos (prazo de estocagem + prazo de recebimento pelas vendas é maior que o prazo de pagamento aos fornecedores) correm sérios riscos de quebrar.

Principalmente quando estão crescendo de forma acelerada. Quanto mais faturam, mais precisam comprar produtos
ou insumos. Maior é o boleto que têm pra pagar. De novo problemas gerados pela total falta de Planejamento Financeiro.

5º) Falta de clientes – Empresas que não percebem que seus produtos vão ficando obsoletos ou que novos concorrentes entram e pegam suas fatias do mercado também começam a ter problemas para pagarem suas contas. Se tivessem feito um bom Planejamento Financeiro, não teriam esse tipo de problema.

6º) Empresas muito inchadas – Empresas com despesas muito elevadas são mais suscetíveis com mudança de humor do mercado. De uma hora pra outra, se os clientes comprarem menos, fica difícil qualquer manobra, com uma folha ou estrutura física muito elevada.

Gastos para diminuição de quadro de funcionários ou mudança de ambiente acabam tomando ainda mais recursos. Nesse caso um bom Planejamento Financeiro, com base histórica ou orçamento base zero poderia ajudar e muito na gestão.

7º) Compra errada e estoque elevado – O problema de todo estoque elevado é a compra mal programada. Compra que vai fazer gerar um desembolso maior no pagamento dos boletos e que vai ter dificuldade de girar seus produtos na velocidade correta. Mudando de estação ou perto da validade, terá que dar descontos, que acabarão com a margem de lucro.

Qualquer que seja o real motivo, vimos que a falta de Planejamento Financeiro traz seríssimas consequências para a empresa. Para se ter uma ideia mais clara, em pesquisa realizada pela ABF, no período de 2017, cerca de 52% das franquias de alimentação fecharam as portas por falta de Planejamento Financeiro dos franqueados.

Fique atento e não deixe nenhum desses 7 itens baterem à sua porta.
Comece já a fazer seu Planejamento Financeiro e obtenha melhores resultados !
Conte com nossa equipe para ajudá-lo.

Quer saber mais sobre nossa Consultoria?

Clique no botão abaixo e solicite uma reunião de apresentação com um de nossos experientes consultores. Nessa apresentação iremos mostrar como conseguimos resolver os problemas de mais de 800 pequenas e médias empresas. Tire todas suas dúvidas e exponha suas necessidades. Tudo isso sem custo algum!

Veja aqui como nossa Consultoria Financeira pode te ajudar.

BLUE NUMBERS É uma empresa de consultoria empresarial especializada em atender pequenas e médias empresas em todo Brasil. Foi uma das pioneiras nesse segmento e hoje é uma das principais parceiras da Revista PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios, FIESP-SP, canal de empreendedorismo MeuSucesso.com, ABF – Associação Brasileira de Franchising e do treinamento de marketing 8P´s do palestrante e consultor Conrado Adolfo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *