Franquia Como negociar a compra
O que pode e não pode negociar na hora de comprar uma franquia?
26 de novembro de 2018
Finanças empresariais
5 Ações Práticas para ter as Finanças de sua empresa nas mãos
9 de janeiro de 2019
Exibir tudo

ORGANIZAR PARA LUCRAR

Organizar para Lucrar

Organizar para Lucrar

Conhecendo melhor a empresa

Conhecer todas as variáveis possíveis sobre o funcionamento da empresa, sendo capaz de definir se ela é realmente lucrativa, nem sempre é tarefa fácil. Em meio aos trabalhos e cobranças do dia a dia, você acaba não tendo como fazer a avaliação completa das variáveis que interferem em seu desempenho.

Sempre é preciso fazer algumas perguntas básicas para refletirmos sobre o estágio em que se encontra a gestão de sua empresa, como por exemplo:

  • Seu faturamento aumentou, mas o LUCRO ainda não atingiu um nível satisfatório. É possível aumenta-lo?
  • Seu Planejamento Financeiro é seguro e permite analisar posições futuras evitando busca desenfreada por dinheiro para cobrir “buracos” no orçamento, que surgem sem você saber?
  • Você sabe hoje, o que terá a pagar e a receber daqui a 30 dias?
  • Você sabe formar seu Preço de Venda corretamente?
  • Você sabe o que é Margem de Contribuição e sua importância na lucratividade?
  • Seria possível, com o mesmo número de pessoas e os mesmos recursos, aumentar seu Lucro?

 Responder a essas e outras questões pode fazer você entender como está a eficiência de sua empresa e gerar ferramentas para torná-la mais lucrativa ao longo do tempo.

Ação e Reação

A empresa é um organismo vivo, assim como o corpo humano. As ações em uma área refletem nas demais.

Se a área comercial tem bom desempenho e vende bastante, isso provavelmente irá gerar um reflexo positivo na área financeira. Pois a tendência será, ter mais recursos financeiros para honrar os compromissos e investir no crescimento da empresa.

Agora, se á área comercial executou bem sua tarefa, vendendo bastante mas, o departamento de Compras por sua vez, comprou mal, com preço elevado e prazo de pagamento curto, com certeza isso irá gerar alguns problemas.

O principal problema nesse caso, é a diminuição da margem de lucro pelo fato de pagarmos um valor mais elevado nas compras.

Falta de Capital de Giro

Também poderá gerar maior necessidade de capital de giro por ter negociado prazos de pagamentos curtos, em contrapartida, aos prazos de recebimento dos clientes, maiores que os de compra.

Nesse caso quanto mais a empresa vender mais necessidade de capital de giro ela terá, pois antes de receber as vendas já estará tendo de pagar os fornecedores.

Outra situação seria o aumento de vendas, sem a devida estruturação dos departamentos de produção, entrega expedição, podendo causar atrasos, falta de insumos, quebra de produção e reclamações dos clientes.

Poderíamos citar vários outros problemas oriundos do aumento de vendas sem uma devida estruturação e organização dos demais departamentos, mas nosso objetivo aqui é conscientizá-lo de que Vender Muito é importante, mas Vender Bem com a empresa organizada é mais importante ainda. Diria que é questão obrigatória para promover o crescimento da empresa através da obtenção de uma melhor lucratividade.

Muitas vezes é melhor vender menos com boa lucratividade, do que vender mais com prejuízo.

Onde está o dinheiro ?

Em nossas consultorias já nos deparamos com diversos casos de empresas que haviam crescido, aumentando significativamente seu faturamento, mas mesmo assim o empresário nos perguntava:

“Onde está o dinheiro ? Antes quando era menor parecia que sobrava mais ! Agora que cresci, sinto mais a falta de dinheiro ! “.

Na maioria desses casos o problema estava na falta de uma organização mais integrada e harmônica com objetivos bem definidos. Haviam problemas de preços, alguns errados com margem negativa, outros com margens tão pequenas que a qualquer problema inesperado ou desconto concedido, o lucro era consumido.

Em outros casos haviam erros na estratégia comercial como poucos canais de venda explorados, falta de definição de metas, erros no comissionamento de vendas, não estimulando a venda de itens mais lucrativos, falta de pós venda, treinamento e melhor qualificação da equipe comercial.

Na área de RH, normalmente encontramos equipes desmotivadas, falta de definição clara dos direitos e responsabilidades de cada função dentro da empresa, gerando retrabalhos, dualidade de mando e atritos. Falta de uma politica de cargos e salários que permita o crescimento do profissional na empresa, retendo talentos. Baixa produtividade e vários outros problemas que foram sanados com práticas e modernas técnicas de gestão de pessoal.

Primeiros Passos para ir rumo ao Sucesso

Como sabemos, toda empresa tem seus problemas, mas não podemos deixar esses problemas ganharem “corpo” a tal ponto de comprometer não só sua área como também as demais, prejudicando assim o objetivo principal de toda atividade que é o LUCRO.

Por isso se você está sentindo algum desses sintomas, é fundamental primeiro começar a fazer um Diagnóstico Empresarial para em seguida começar a corrigir as falhas através de um Plano de Ação corretiva.

A análise inicial pode ser feita com o apoio de uma consultoria ou por você mesmo, por isso caso ainda não tenha baixado, baixe a planilha clicando no link abaixo e dê o primeiro passo para melhorar sua lucratividade.

Baixar Planilha de Diagnóstico Empresarial gratuitamente

Já a implantação do Plano de Ação Corretiva, recomendamos que seja feita com o apoio de  uma Consultoria que tenha experiência e Know How para te ajudar a chegar lá (Melhor Lucro) com maior rapidez e segurança, afinal de contas tempo é dinheiro e quanto mais tempo passar sem que providencias sejam tomadas, maior será o prejuízo. Portanto o lema é “Organizar para Lucrar”

Nos vemos em breve com novas dicas e conteúdos.

Bons negócios e muito Sucesso !!

Quer saber mais sobre Gestão Financeira?

Veja aqui como nossa Consultoria Financeira pode te ajudar.

Blue Numbers – Consultoria Empresarial especializada em pequenas e médias empresas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *