DICAS PARA MONTAR SEU FLUXO DE CAIXA

Metas de Venda não devem ser batidas, mas sim “Espancadas”
15 de março de 2019
Capital de Giro
AS ARMADILHAS DO CAPITAL DE GIRO
29 de março de 2019
Exibir tudo

DICAS PARA MONTAR SEU FLUXO DE CAIXA

Fluxo de Caixa

Qualquer empresa tem uma movimentação financeira representada através de pagamentos e recebimentos, mas poucas sabem utilizar corretamente o Fluxo de Caixa. A grande maioria faz uma confrontação diária do que tem a receber e do que tem a pagar sem ter uma visão mais clara da real situação do caixa.

A maioria das pequenas e até algumas médias empresas, acham que trabalham com Fluxo de Caixa, mas quando vamos realizar um estudo na empresa, identificamos que na verdade a empresa trabalha com um bom contas a pagar e um bom contas a receber.

O que isso quer dizer ?

Na verdade, a grande maioria das pequenas e médias empresas faz o seguinte:

Verifica-se o saldo a receber do dia e confronta-se com o saldo a pagar do dia, decidindo então o que irá ser pago e o que, eventualmente irá ser postergado. No dia seguinte é repetido o mesmo processo. Isso na verdade não é um fluxo de caixa, pois não permite uma análise mais profunda e nem fornece uma previsão de como serão os próximos dias, semanas e até mesmo os próximos meses.

O primeiro passo é fazer o registro de todo o dinheiro disponível na empresa e nas contas bancárias. Este é o ponto de partida do controle. Saiba separar claramente nos seus registros o que é despesa e o que é receita.

Em seguida lance todos os pagamentos do dia, alocando cada um deles dentro de sua categoria. Exemplo: Salários, na categoria Pessoal, Aluguel e IPTU na categoria Despesas de Ocupação e assim por diante.

A base deste controle é separar as despesas, classificando-as por administrativas, comerciais, financeiras, tributárias e também segundo outros critérios. Você poderá entender melhor essas divisões de categorias baixando no final do texto nossa Planilha de Fluxo de Caixa.

O que a empresa recebe por suas vendas aparece nas “entradas” do caixa. Estes lançamentos são feitos diariamente e o saldo final do dia é o resultado das entradas, menos as saídas mais a soma do saldo inicial.

Quando o resultado do fluxo de caixa é negativo, a empresa precisa avaliar seus gastos e, ao mesmo tempo, buscar aumentar a entrada de dinheiro. Se for positivo, isso indica que a empresa paga suas obrigações e tem disponibilidade financeira.

Um bom Fluxo de Caixa tem que ter contas bem elaboradas que estejam em sintonia com o sistema de custos e com o plano de contas da empresa. Precisa também ter uma previsão orçamentaria para ser confrontada com o realizado até o momento, permitindo dessa maneira a correção dos rumos da área financeira a tempo.

Suas contas a pagar (futuras) podem estar presentes no seu fluxo de caixa permitindo que você faça uma previsão orçamentaria. O mesmo vale para parcelas que a empresa tem a receber (futuras) nos próximos meses e que já podem ser lançadas

O Fluxo de Caixa bem elaborado vai auxiliar você a tomar decisões antecipadas sobre falta ou sobra de recursos. Você pode, por exemplo, entender que os recursos financeiros são insuficientes e precisa obter mais capital de giro. Pode, ainda, avaliar a capacidade de pagamentos antes de assumir compromissos.

Baixe a nossa Planilha de Fluxo de Caixa abaixo e comece já a gerir melhor seus recursos financeiros!

QUER SABER MAIS SOBRE NOSSA CONSULTORIA?

Solicite gratuitamente uma reunião de apresentação. Iremos mostrar como resolvemos os problemas de mais de 800 pequenas e médias empresas. Iremos tirar suas dúvidas quanto as melhores medidas para tornar sua empresa mais lucrativa e com um bom sistema de gerenciamento estratégico.

BLUE NUMBERS – É uma empresa de consultoria empresarial especializada em atender pequenas e médias empresas em todo Brasil. Foi uma das pioneiras nesse segmento e hoje é uma das principais parceiras da Revista PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios, FIESP-SP, canal de empreendedorismo MeuSucesso.com, ABF – Associação Brasileira de Franchising e do treinamento de marketing 8P´s do palestrante e consultor Conrado Adolfo.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *